quarta-feira, dezembro 06, 2006

Departamento clínico


Em cerca de 2 meses foram várias as situações em que os nossos atletas se lesionaram com gravidade. Quer na equipa sénior quer nas camadas jovens vários jogadores saíram lesionados dos jogos em que participavam, mas também nos treinos vão acontecendo pequenas mazelas... Para compreender o motivo de preocupação, podemos referir a grave entorse contraída em Gandarela por Vitor, a fractura do nariz de Davide Montenegro, as lesões musculares de Duarte e Filipe e várias situações incomodativas do ponto de vista médico como o caso de Cebola.
A juntar a estes somam-se as entorses dos Iniciados Silva e Davide, bom como arreliadoras dores possivelmente resultantes do crescimento estrutural do corpo em desenvolvimento de vários atletas dessas idades.
Ainda este domingo, num jogo dos Infantis, Joel Amaral sofreu uma luxação grave na zona do cotovelo, sendo transportado de ambulância ao Hospital, onde imediatamente foi atendido e donde saíu com o braço engessado.
Isto para dizer o quê?
Que não é fácil o trabalho desenvolvido por António Pinheiro no tratamento, apoio e acompanhamento dos 120 atletas praticantes no "Porto d' Ave".
O Sr. António é farmacêutico de profissão em Porto d' Ave e Secretário da Junta de Freguesia de Arosa - Guimarães, onde reside.
Há vários anos assumiu e operou várias mudanças no departamento clínico do GDPA que acaba por ser uma unidade de referência em clubes distritais. Com os seus conhecimento e esforço foi enriquecendo a enfermaria do clube, conseguindo vários equipamentos de diagnóstico e tratamento de lesões. Por outro lado, a confiança nas suas capacidades permite a qualquer jogador praticar futebol sem preocupações, pois sabe que o Sr. António estará por perto para fazer o que tem a fazer.
Costuma-se dizer ninguém é insubstituível, mas a verdade é que treinadores e jogadores a querer ingressar no "Porto d' Ave" não faltam, homens que possam fazer o trabalho do Sr. António existem mesmo muito poucos.
O que eu defendo é que possamos arranjar alguns jovens que apoiem os escalões, sob a orientação do Sr. António, no cargo de massagistas. Convinha que estudassem na área da saúde, ou pelo menos tivessem alguma experiência. Existe já a possibilidade de um taidense que estuda no Isave em Fisioterapia prestar serviço nos Iniciados. Vamos ver se é possível protocolar tais apoios.
Acompanhei de perto as várias lesões que referi, ao fazê-lo percebi que é impossível a uma só pessoa assistir 120 atletas. Acompanhei as viagens de ambulância do Victor e do Joel Amaral, conduzi o Silva e o David à farmácia no sentido de serem assistidos pelo Sr. António e apesar de ter corrido tudo bem, ficou claro que só a competência e esforço do António Pinheiro têm disfarçado a escassez de recursos humanos do nosso departamento clínico.
Onde quer que estejas bate palmas ao Sr. António.
(PALMAS)

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A grandeza de um clube, não se vê somente pelos homens e mulheres que dão a cara em nome da instituição. A par de jogadores, treinadores e directores há um conjunto de pessoas, por vezes quase no anonimato, cujo trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição. A eles, que operam nos "bastidores", um bem haja pelo trabalho desenvolvido.

LM

6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

o "tónio" é o maior... tomara a muitos clubes.
Obrigado Sr. António

7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sem duvida que o s. António é uma peça muito importante no nosso clube...que fique muitos anos junto de nós...abraço

9:14 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial