quarta-feira, julho 29, 2009

Directora da Escola tenta tirar GDPA do Conselho Geral

Comunicado


A Direcção do Grupo Desportivo de Porto d’ Ave, reunida extraordinariamente aos vinte e um dias do corrente mês de Julho do ano dois mil e nove, vem tornar publica a seguinte posição.

1. Em sede de Reunião do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Ave, a Directora Prof.ª Maria José Lourenço teceu um conjunto de comentários que consideramos desrespeitosos e insultuosos relativamente ao “comportamento” do Grupo Desportivo de Porto d’ Ave.

2. Seria o bastante para a Direcção da Instituição que representamos, os seus sócios e amigos exigirem um pedido de desculpas formal.

3. Acresce que as relações Institucionais entre este clube e a(s) escola(s) sempre foram as melhores, estando esta direcção presente em várias actividades e sempre que nos foi solicitado, desde que em horários compatíveis com as nossas profissões.

4. A mesma Directora Prof.ª Maria José Lourenço propôs o afastamento no Conselho Geral daquele Agrupamento do Representante do Grupo Desportivo de Porto d’ Ave, ao mesmo passo que menorizou a importância sócio cultural e histórica desta colectividade desportiva.

5. É nosso entendimento que só com segundas intenções ou má-fé se pode aceitar o conteúdo e os comentários feitos na proposta apresentada pela Srª Directora Profª Maria José Lourenço.

6. Mais, revela um desrespeito total e um desconhecimento profundo sobre a comunidade escolar e a comunidade envolvente.

7. A Srª. Directora e todos os coniventes com tal atitude são, na falta de um pedido de desculpas, ou da defesa do bom-nome do clube, “personas non gratas” do Grupo Desportivo de Porto d’ Ave.

8. Se os objectivos a atingir são pessoais ou de outra índole qualquer, o GDPA pela sua história e pela sua forma de actuar, demonstrou já por diversas vezes não entrar nesse tipo de “jogo sujo”.

9. Interessa-nos apenas a defesa da honra do GDPA e do seu representante no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Ave.

10. É, também, com grande honra e até orgulho institucional que desta Direcção fazem parte pessoas que muito fizeram pelas Escolas desta zona do concelho, nomeadamente a Escola EB 2,3 de Taíde que existe graças à entrega, dedicação e persistência de alguns dos nossos directores.

11. Por fim, e para esclarecer da ligação que o Porto d’ Ave tem com o Agrupamento de Escolas do Ave, vimos enunciar os seguintes contributos: a) várias vezes foram cedidas carrinhas do GDPA às escolas para transporte de estudantes; b) várias vezes foram cedidas as instalações do GDPA para iniciativas das escolas; c) aquando da abertura da cantina escolar foram as carrinhas do GDPA que fizeram o transporte das refeições até ao infantário. Isto para não falar de contributos que não interessam vir a público. É que dos 120 atletas do GDPA, a maior percentagem frequenta o Agrupamento de Escolas em causa…


Aprovado por unanimidade.

Porto d’ Ave, 21 de Julho de 2009

13 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:20 da tarde  
Anonymous praça disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:28 da tarde  
Anonymous indignado disse...

foi apenas nmais um ataque ás nossas instituiçoes, temos q nos preparar para lutar contra estes lobos com pele de cordeiro. por mim a melhor defesa e o ataque, gente dessa nao pode andar a solta na nossa terra

1:00 da manhã  
Anonymous Tília Maior disse...

Em Porto d'Ave existem Tílias enormes e bonitas que além de embelezar os nossos terreiros ladeados de muros brancos também oferecem um aroma agradável e ainda fazem sombra a quem deles quiser desfrutar. Estas seculares e lendárias árvores são míticas e talvez sejam elas que nos dão a força de lutar por elas e por qualquer outra Tília de Porto d'Ave. Apesar de serem de grande porte e de uma longevidade pouco vulgar elas pegam de estaca e não é por esse factor que deixam de ser motivo de orgulho para quem perto delas vive. Existem várias espécies de Tílias espalhadas pela Europa e Ásia, mas nenhumas são como as Tílias de Porto d'Ave, que mesmo as que foram plantadas de estaca por vezes ganham raízes ainda mais fortes que aquelas que ali nasceram. Por cada uma delas faremos tudo que for necessário para a proteger de qualquer vil lenhador que lhe queira esgaçar alguns ramos. Quanto à sombra, ela é agradável a quem dela quiser desfrutar, mas também existem pessoas que se sentem incomodadas com ela e por isso tentam cortar alguns ramos para ver o sol raiar a medida que bem lhes interessa. Deixo um recado aos lenhadores furtivos, não tentem fazer isso porque jamais conseguirão derrubar uma Tília enraizada nos nossos terreiros, e se essa sombra lhes provoca stress, insónias ou hiper-tensão, aproveitem algumas das suas folhas em forma de coração ou os aromáticos e amarelados frutos dessa medicinal planta a faça um chá que também está clinicamente provado que é eficaz no combate a esse tipo de doenças.


Tília Maior

2:42 da tarde  
Anonymous Peter Pam disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

7:55 da tarde  
Anonymous José Silva disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:52 da tarde  
Blogger Fonte do Chinês disse...

caros José Silva e Peter Pan:

Compreendo os vossos comentários, mas não os posso permitir tanto porue atingem a honra de pessoas que já serviram o clube no passado, como colocam a questão do post num patamar pessoal. E esse não é o objectivo do comunicado, penso eu.

Saudações Portodavenses

11:42 da manhã  
Anonymous sócio GDPA disse...

Caros defensores/as ou defensor/a da directora de uma instituição com sede em Taíde, directora essa que ignora a grandiosidade de outras instituições que existem na mesma freguesia. Quando digo que pode ser no singular o número de defensores, é pelo facto de todos os comentários nesse sentido serem enviados do mesmo PC. Quando quiser/em fazer batota, em vez de escreverem uns comentários com letra maiúscula e outros com minúscula façam como eu, utilizem vários PCs porque há miúdos capazes de descobrir coisas que nos deixam boquiabertos.
Mas vamos ao que realmente interessa:
A revolta da população de Taíde não vai no sentido de atacar pessoas mas sim na defesa da nossa freguesia e das suas instituições. Isso é o que fazem todos os taídenses, e a professora Antónia Pereira como grande taídense que é não foge às suas responsabilidades nesta matéria.
Falam que estão a meter política neste assunto, quando eu que até estou de alguma forma enfarinhado na política ainda não descobri quais são uns e os outros em termos de cor partidária, pois a grandeza das instituições da nossa terra é reconhecida e apoiada por (quase) todos, sejam de qualquer cor partidária, clubística ou religiosa. Como exemplo disso posso lembrar que os dois vice-presidentes do G. D. Porto d'Ave, um portista e um benfiquista, já foram adversários na luta pela presidência da junta de freguesia e ambos continuam activos politicamente na defesa de ideologias diferentes em que acreditam, não sendo isso impedimento de se juntarem numa causa que visa a defesa dos interesses de Taíde e a protecção das suas instituições a que ambos tanto deram e continuam a dar.
As únicas vozes que insistem na tentativa de diminuir o G. D. Porto d'Ave e a Real Confraria de N. Senhora de Porto d'Ave são alguns comentários aqui postados, que como já disse, vem todos do mesmo PC. Deve ser algum Cyber Café.
Se o/a tal defensor de quem nos ataca acha que leva água ao seu moinho a tentar desviar o assunto do que realmente é importante, está a ir pelo caminho errado. A tentativa de dividir a freguesia ou mesmo qualquer instituição dela é uma tarefa impossível e será mais um tiro no pé. Em termos políticos cada um vai na caravana que quer, mas quando se trata da nossa terra, aí só há uma caravana, a grande caravana de Taíde. Caro defensor/a, nem com verdades conseguiria partir esta caravana.

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A mim o q me dá piada, é q esse defensor(a) q escreve noutros blogs faz perguntas q já estão respondidas no comunicado.
E depois tenta inverter as responsabilidades como se aki tivesse sido o clube a propor afastar a escola...
Repare-se na pergunta: "Será que os directores concordam... blá blá blá"
Então o comunicado n foi aprovado por unanimidade?
Outra: "kem escreveu o comunicado?" lololololol foi o camões, ou o pessoa, ou se calhar a direcção do Porto d' Ave...
Bem, eu apoio aqueles que servem o clube tal como o Presidente Miguel e todos os directores, e não os q se servem ou serviram... cospem no prato onde comeram, mas estamos atentos e unidos.

12:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que alguem abriu os olhos e viu a educação que é dado por essa instituição as camadas jovens, onde devem alem de incentivar os atletas a pratica de desporto, mas também de cultura e saber estar na sociedadeque é mais importante que tudo.
Ou será que essa senhora directora fez issopor acaso??????
Certamente não foi e certamente esses jovens comentam na escola o que fizeram dentro das 4 linhas que não foi correcto....
Bem haja a actuação dessa directora, já que não consegue dialogar com as pessoas do clube teve de tomar medidas mais drásticas....
Espero que para a direcção do clube, reflicta sobre esta situação, e que ensine o que estes jovens devem ser no futuro como seres humanos.......

6:19 da tarde  
Anonymous EB 23 PORTO D´AVE E O PONTO 5... disse...

ESQUEÇAMOS OUTROS "ADJECTIVOS". A SR.ª DIRECTORA DA EB 23 DE PORTO D´AVE FOI VAGA NO «PONTO 5» DA SUA RESPOSTA E NÃO ESCLARECEU A QUESTÃO FULCRAL DA POLÉMICA: HOUVE, OU NÃO, A DITA PROPOSTA, FORMAL OU INFORMAL, DE SAÍDA DO GDPA E DA CONFRARIA DO CONSELHO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO AVE?

SE "NADA FOI DITO" NA REUNIÃO DE 20 DE JULHO, COMO "ALGUÉM BEM COLOCADO" NO CONSELHO RECOLHEU FORTE RESPOSTA DO GDPA NO DIA SEGUINTE E "MAL ESTAR" DA CONFRARIA...?

SE "NADA FOI DITO", NA BASE DE QUÊ "ALGUÉM BEM COLOCADO DO CONSELHO" IRIA CONGEMINAR "FALSO TESTEMUNHO" E LEVAR COM O RÓTULO DE "ALGUÉM MAL INTENCIONADO, MAL FORMADO E COM CARÁCTER DUVIDOSO...?

O «PONTO 5» NÃO PODE FICAR POR ESCLARECER. É A VELHA HISTÓRIA DO FUMO E DO FOGO...

FOGO, OU NÃO, HÁ DEMASIADO FUMO NESTA HISTÓRIA...

6:17 da tarde  
Anonymous EB 23 DE PORTO D´AVE E O PONTO 4... disse...

ESQUEÇAMOS OUTROS "ADJECTIVOS". A SR.ª DIRECTORA DA EB 23 DE PORTO D´AVE FOI VAGA NO «PONTO 4» DA SUA RESPOSTA E NÃO ESCLARECEU A QUESTÃO FULCRAL DA POLÉMICA: HOUVE, OU NÃO, A DITA PROPOSTA, FORMAL OU INFORMAL, DE SAÍDA DO GDPA E DA CONFRARIA DO CONSELHO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO AVE?

SE "NADA FOI DITO" NA REUNIÃO DE 20 DE JULHO, COMO "ALGUÉM BEM COLOCADO" NO CONSELHO RECOLHEU FORTE RESPOSTA DO GDPA NO DIA SEGUINTE E "MAL ESTAR" DA CONFRARIA...?

SE "NADA FOI DITO", NA BASE DE QUÊ "ALGUÉM BEM COLOCADO DO CONSELHO" IRIA CONGEMINAR "FALSO TESTEMUNHO" E LEVAR COM O RÓTULO DE "ALGUÉM MAL INTENCIONADO, MAL FORMADO E COM CARÁCTER DUVIDOSO...?

O «PONTO 4» NÃO PODE FICAR POR ESCLARECER. É A VELHA HISTÓRIA DO FUMO E DO FOGO...

FOGO, OU NÃO, HÁ DEMASIADO FUMO NESTA HISTÓRIA...

7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Percebo a indignação.
Principalmente porque se manifesta aqui um dos grandes ataques à escola pública...a figura do director!
Meus amigos, não se deixem enganar nem levar em cantigas, se as escolas públicas se estão a tornar pequenos "governos" ditaturiais é porque algo está a mudar, e se calhar não é muito bom.

A criação do conselho geral é uma simples maneira de atirar areia para os olhos já que o objectivo é centralizar os poderes.

Por isso estar o GDPA representado ou não, nada vai alterar na vida dos estudantes. Mas efectivamente se é uma instituição da terra, se contribui para o bem dos jovens e enquanto o conselho geral e a figura do director não acabarem, entao que coloquem pessoas que se interessam pela terra e pelas suas gentes do "comando" da vida dos jovens.

Com os melhores cumprimentos,

Margarida Fernandes

1:35 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial