terça-feira, abril 01, 2008

Mau resultado numa noite memorável

No último sábado, encontraram-se 1º e 2º classificados do nosso campeonato mas estava em jogo muito mais do que os simples 3 pontos.
Dizer que estavam cerca de 800 pessoas no Parque de Jogos do GDPA, é fazer as contas por baixo!!!
A memória de todas as pessoas que até à data tinham engrandecido o GDPA havia sido gravemente atacada por pessoas ligadas ao Pica de forma como nunca alguém ousara fazer. Depois do GDPA ter sido muito mal recebido na Pica na época passada, ninguém estava à espera que os sócios e adeptos portodavenses estendessem a passadeira para receber os autores de tamanha ofensa.
Felizmente correu tudo bem e ninguém pode dizer, com rigor, que terá havido agressões físicas. Apesar das muitas centenas de pessoas presentes, os efectivos da GNR da Póvoa de Lanhoso conseguiram serenar os ânimos graças ao seu bom senso e competência, gerindo a situação como devia ser gerida e contando com a ajuda da direcção do GDPA.
Ficou a lição de que ninguém poderá jamais desrespeitar o passado, presente e futuro do Porto d' Ave.
Quanto ao jogo, o Porto d' Ave perdeu por 1-3 para o Pica. Sei que os números podem desdizer aquilo que a seguir relato. Mas o que eu vi foi o Porto d' Ave a circular muito bem a bola, a atacar próximo da grande área adversária, a tentar assumir a vontade de ganhar. No entanto, estas verdades esbarram num contra-ataque mortífero do Pica e num golo de se lhe tirar o chapéu, fazendo lembrar aquele com que vencemos a mesma equipa no ano passado. Tivemos 14 cantos a nosso favor (o golo de honra apontado por Armando resulta de um deles), duas bolas a embater nos postes e vários livres perigosos. A frieza do resultado não pode ignorar a certeza destes números. Um pouco de sorte e a história seria diferente. O Pica foi 3 vezes à baliza de Abreu na primeira parte e marcou 3 golos. Talvez por isso a equipa portodavense saíu de campo debaixo de fortes aplausos, reconhecimento dos adeptos pelo esforço desenvolvido ao longo da partida. Com isto não quero tirar o mérito à equipa do Pica que soube ser matreira e alcançar o seu objectivo.
Parecendo que não, ainda houve tempo para algum convívio e algumas conversas no final da partida que serviram para aclarar alguns mal entendidos. O Presidente do Pica teve o bom senso de condenar os gestos irreflectidos e infantis do seu delegado, reconhecendo também que errara nos comentário que tivera feito. Um pedido de desculpas público teria evitado toda esta confusão. Da minha parte, reconheço que não contribui até à hora do jogo para que os ânimos estivessem calmos. Mas depois de ter ouvido alguns dirigentes, adeptos e jogadores do Pica dei os problemas por terminados. Só ficou bem ao Sr. Presidente do Pica a aproximação que fez ao GDPA telefonando amigavelmente ao nosso Presidente. Em Porto d' Ave recebemos sempre bem e não temos medo de ir a qualquer campo, mas sendo provocados os adeptos portodavenses mostram a sua paixão desmedida pelo clube.
E aqui fica também um abraço para o David que ( raios o partam!! ) voltou a vencer nos jogos entre o Porto d' Ave e o Pica e com o qual também tive um pequeno mal entendido, já resolvido.
Post Scriptum: A chegada do Corpo de Intervenção da Polícia ao Parque de Jogos foi uma estupidez total, resultando pior a emenda...Quando a GNR da Póvoa de Lanhoso já havia resolvido tudo, chegaram os "mauzões" vindos de Braga que dada a sua actuação tiveram que recuar até ficarem encostados à sua carrinha. Nem o seu aspecto corpulento e bastões em riste atemorizaram os adeptos enfurecidos. É que nestas coisas, vale mais o tacto do que a aparência de agressividade.

15 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

E porque o post já ía longo,venho aqui à caixa de comentários fazer um comentário à jornada que acabou por ser positiva para o Porto d' Ave. Vejamos:
O objectivo do GDPA é a subida de divisão. Os 2 primeiros classificados sobem à Divisão de Honra. O Porto d' Ave sai da 22ª jornada com os mesmos pontos de avanço sobre o 3º classificado (7 pontos) e com 8 jogos para disputar somente.
Será mais fácil alcançar o 1º classificado (a 4 pontos) do que ser alcançado pelo 3º ( a 7 pontos). Portanto, objectivos intactos.

4:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Para que o meu comentário não fique longo, vou dizer menos do que aquilo que se poderia dizer sobre este post!
Felicito, desde já, a atitude nobre e mais desportiva que foi tomada pelo comentador, no entanto, não poderia deixar de críticar a última parte do post.
Quem auxiliou a GNR, não foi o Corpo de Intervenção da Polícia mas sim o PIR (Pelotão de Intervenção Rápida) da GNR. Se o PIR fosse chamado mais cedo, nem um terço daquelas "cenas" lamentáveis seriam vistas. Não me parece que não tenham assustado os adeptos enfurecidos... pelo menos um eu vi que foi bem assustado!! Eles só fazem o trabalho deles, mas quem nada entende só sabe críticar... deviam ter mais respeito, por estes elementos e pelos que fizeram o jogo.

10:12 da manhã  
Blogger Fonte do Chinês disse...

Vejo que de siglas e forças de autoridade Vossa ExcelÊncia compreende... mas peço desculpa pelo equivoco... é q quando vejo meia dúzia de homens juntos vestidos de fato macaco, penso logo que são policias de intervenção ou.... mecânicos! Pelos vistos o que diz ter sido assustado, foi um dos que encostou os PIR ao seu veículo. Mas essa parte vossa excelência já não viu porque ja inha saído. E é injusto dizer que o PIR é que veio resolver o assunto. É injusto e rídiculo, pois que no túnel, quando a GNR tomou a decisão de levar os elementos do Pica até ao autocarro ainda os "sem cérebro" não tinham chegado

2:04 da tarde  
Blogger Fonte do Chinês disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não tenho qq dúvida que percebo muito mais de forças de autoridade, do que o senhor!! Assim como tb lhes tenho mais respeito, já que o senhor não tem qq respeito.
Há bons e maus profissionais em todas as profissões, já devia saber disso!!Quem fez o q? " meia dúzia de homens juntos vestidos de fato macaco..." podem fazer muita coisa!!!assisti a tudo e ainda lhe digo mais,deu para rir.
O PIR não resolveu tudo, ajudou a resolver!
Mas até gostava de saber pq é q se a GNR da Póvoa tinha tudo resolvido, chamaram o PIR?
O seu post estava tão desportivo, e estes seus comentários são tão infelizes... É lamentável, pensei que fossem no bom caminho.

2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

que fique claro, os agentes da G.N.R. que estiveram no jogo desde o primeiro momento eram mais que suficientes. respeitaram-nos e foram respeitados. enquanto assim for terão sempre a nossa colaboração e compreensão, pois sabendo que a tarefa deles não era facil, está de parabens a G.N.R. da Povoa de Lanhoso pela forma que conduziu toda esta situação.

2:35 da tarde  
Blogger Fonte do Chinês disse...

Quem chamou o PIR foram pessoas afectas ao Pica. Ouve vários telefonemas nesse sentido e um deles foi feito mesmo ao meu lado, apesar de eu ter dito que não seria necessário como depois se veio a provar... E para mim, tal como alguém diz, um burro é sempre um burro, nem que esteja coberto de ouro ou de fato macaco não deixa de ser burro.Se assistiu a tudo e lhe deu vontade de rir é simplesmente porque acha piada a ver um grupo de PIR rodeado de centenas de pessoas a recuar até ao seu veículo. Bem, vendo bem as coisas, também me dá vontade de rir... E não me venha falar de respeito, porque respeito muito os verdadeiros agentges da autoridade. Detesto é quando alguém quer tirar o mérito a quem o tem todo...E pronto, mais alguma coisa???

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nadinha, nada mais a acrescentar e sabe pq? pq é tão ignorante que até mete dó e não vou perder mais tempo em comentar qq parvoíce dita por si, e está à vontade, vontadinha para não publicar este comentário!!

3:10 da tarde  
Blogger Fonte do Chinês disse...

Ignorância a minha a de ignorar que o ignorante vê na ignorância alheia a sua própria inteligência. Entristece-me que vossa excelência se limite a chamar ignorante a quem lhe responde SÓ COM VERDADES. Mas pronto, são os funcionários públicos que temos... e ainda lhes pagamos por cima...

3:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como adepto de futebol, foi lamentavel os adeptos do porto de ave, num lançe dentrop de campo ee virem protestar para junto dos adeptos do pica, e ver aqueles jovens atletas do porto d'ave a serem incentivados a violencia. Qual ira ser o futuro deles? e quando chegou a policia de intervenção a bater numa senhora adepta do porto d'ave e uma criança que estava com ela a chorar e certamente tambem levou....
De lamentar estas cenas, para quem adora o futebol, pois como adepto gosto de vibrar com o espectaculo, no final so jogo tudo acabado e somos amigos, mas existem pessoas que não conseguem ver isto....
Tambem de referir que uns adeptos do proto d'ave seguiram o autocarro e tantaram inclusive furar os pneus ao autocarro, que tinha sido alugado pelo pica. Caso não fosse a prontidao da GNR em mandar para estes adeptos com operação Stop.
Adepstos sem consiência, ficou barata a brincadeira com coimas, pode ser que este tenha aprendido.
Deixem-se destas coisas e viva o desporto sem violência!!!!

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

talvez seja exagerado dizer que era um jogo de alto risco, mas não era tarefa facil para as forças de segurança. no entanto, meia duzia de agentes da autoridade que conheciam o terreno foram mais que suficientes para impedir qualquer episodio que nos troxesse más recordações deste dia para o futuro.. eu pelo menos não vi um unico agente da G.N.R. da Povoa de Lanhoso usar da força física, e sempre que elevaram o tom de voz, fizeram-no de forma oportuna. com outra atitude, do genero da atitude usada por uns "mans" de fato macaco que chegaram quando tudo estava resolvido, não tenho dúvidas, aquilo ia ser feio. meus senhores, não estamos aqui para entregar medalhas a ninguem, mas de certeza que já muitas foram entregues por muito menos. assim ganhou toda a gente. Na análize deste jogo, em que fomos ver jogar o G.D.Porto D'Ave e o Pica, as melhores equipas em campo foram sem duvida a GNR (a verdadeira, da Povoa de Lanhoso) e em segundo lugar colocaria a equipa de arbitragem. quanto aos "mans" de fato macaco, a jogar assim não escapam à descida de divisão.

8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Vamos lá acabar com parvoíces... Quem incentivou os jovens atletas à violência?... Não foram os gestos com o dedo do meio por parte do delegado do Pica?
Ai o caraças.... Agora a culpa é dos adeptos do Porto d' Ave como se tivessemos sido nós a ir dizer asneiradas para a rádio, como se tivessemos sido nós a receber os adeptos da outra equipa com paus e pedras e outras provocações... Já me tou a passar com a falta de seriedade desta gente.Sejam sérios fdx*... Agora nós é q somos os maus da fita??? Q gente!!! Q memória tão curta! Ódio ao Porto d' Ave é somente o q se lê nas palavras de alguns...e atenção q n são de adeptos do Pica... pq esses sabem bem o q se passou...vejam o q disse o sr. AM. Sr admistrador deste blog: Por favor, não publique mais as asneiradas dessa gente e apague os comentários do parvo que diz q o sr. diz parvoíces. Esse nós sabemos quem é.
FORÇA PORTO D'AVE

10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

De facto uma memória muito curta... Meus amigos mentalizem-se de uma coisa, não fosse a exelente prestação dos bons GNR da Póvoa de Lanhoso que lá estiveram as coisas teriam sido bem piores... Foi com agrado que eu vi os Sr. Agentes a tentarem colaborarem com a direcção do GDPA... Foram sem duvida os grandes obreiros na quase nula violência física que existiu… Como adepto e como sócio, os meus parabéns pela forma como souberam conduzir todas aquelas pessoas enfurecidas cheias de razão para fazer com as próprias mãos uns a justos de contas, que felizmente não passaram de agressões verbais…

PS: Dêem os louros a quem os merece…

2:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Lendo atentamente os posts/comentários feitos neste blog e no livro de visitas do site da ACD Pica,vi-me obrigado a concordar com algo qe se diz na sua maioria,nomeadamente a justiça da vitória do Pica. A vossa eqipa foi melhor,mostrando ter uma frente de ataqe muito forte e uma defesa extremamente matreira. Isso comprova o facto de o pica ser,a par do meu clube,uma das boas eqipas deste campeonato.
Gostava também de fazer aqi dois apartes:
1- Como se sabe,o sr. presidente da vossa colectividade,pediu desculpa por tudo o qe possa ter dito/feito qe tivesse indignado as gentes de porto d'ave,mostrando ter alguma realmente consciencia dos seus actos. Fui um dos qe o insultou,e todos sabem as razoes qe me levaram a agir desta maneira. Aproveito a oportunidade para retribuir,e pedir desculpa também por algo qe possa ter feito,mas de cabeça qente.
2- Infelizmente,vejo muita gente do pica a criticar o facto de elementos da direcção do Porto d'Ave terem entusiasmado jovens jogadores á violência. Isso não é,de todo,verdade. Eu sou um desses jovens jogadores de qe falam,e posso afimar qe,se algum adepto do GDPA,seja ele qem for,mostrou a sua "fúria" durante e após o jogo de sábado,foi por ter sofrido na pele uma recepção exageradamente "calorosa" na época anterior,aquando da nossa deslocação a S. Gens/Quinchães (perdoe-me a confusão),meses depois do vosso líder ter dado uma entrevista á RCF,apelidando a nossa colectividade de "clube de merda" e o nosso povo de "gente de merda". Para além disso,o sr. professor qe foi delegado ao jogo do Pica, não se contentando com a "temperatura" a qe já estavam as coisas aquando da chegada da eqipa ao nosso magnífico estádio,resolveu saudar os presentes com um gesto qe em nada dignifica uma pessoa qe tem de ser vista pelos jovens como um exemplo.

Para qe a imagem dos jovens de Porto d'Ave não fiqe injustamente negredida,agradeço qe esta situação seja absolutamente esclarecida.

Desde já deixo aqi o meu desejo para qe toda esta situação fiqe sanada,e qe as relações entre os dois clubes voltem a ser cordiais,como aliás (qase) sempre foram. A bem do futebol!

Saudações portodavenses!

9:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

gente da minha terra, choro enquanto escrevo, choro de alegria e emoção. nem tudo foi bonito naquela noite, mas houve união, houve bom senso, imaginem se aqueles que tiveram atitudes completamente podres a 1 ano atrás a 30 km daqui, imaginem se em vez de serem 10 ou 12 fossem centenas como nós, o que teria acontecido? estamos vivos, e apesar da derrota sentimo-nos orgulhosos de sermos portodavenses. vamos continuar assim e o PORTO D'AVE será ainda maior.
FORÇA PORTO D'AVE
OBRIGADO POR TUDO, PORTO D'AVE.
p.s. Pautilha, desde Ernesto, Cunha e Tuxa que a camisola do Porto D'Ave não ficava tão bem a alguem.

12:36 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial