segunda-feira, maio 25, 2009

Acabou a melhor época de sempre do GDPA

O Porto d'Ave despede-se desta época da mesma forma que a começou, a GANHAR. Um a zero na recepção ao Aguias da Graça com um grande golo do central Ricardo. Este jogador foi enorme durante todo o campeonato e termina-o a marcar dois grandes golos decisivos para a conquista da vitória nos dois últimos jogos que disputou.
Este jogo fica também marcado pela despedida do nosso Capitão Filipe Ferreira que põe termo a uma brilhante carreira quase toda ela com a Fonte do Chinês ao peito. Ainda esta época, não sendo a primeira opção para o ataque saiu muitas vezes do banco para marcar golos importantes que contribuíram para esta magnifica classificação. Como Capitão, tinha exacta noção do significado da braçadeira que soube usar briosamente. A forma como “viveu” o Porto d'Ave deve servir de exemplo para os mais novos. O aplauso que recebeu quando abandonou o campo foi também um gesto de gratidão da parte dos adeptos por tudo que deu ao nosso clube. Vai deixar saudades. Obrigado Filipe.
Esta foi a décima quinta vez que se festejou a vitória neste campeonato, metade de jogos disputados. Registe-se que o campeão de série, o Santa Maria, em nenhum dos jogos que nos defrontou conseguiu a proeza de somar três pontos, obtendo apenas um empate no jogo em sua casa com um golo já nos descontos quando o Porto d'Ave se encontrava com apenas dez jogadores em campo, sendo que no jogo da primeira volta os homens de xadrez venceram o actual campeão por uns expressivos três a zero. Houveram três adversários a quem conquistamos seis pontos e outros tantos que não conquistamos nenhum. Dividimos os seis pontos com cinco adversários, e com quatro adversários conquistamos quatro pontos a cada um. Não houve nenhum adversário a quem conquistássemos apenas um ou dois pontos. Curiosamente estas equipas a quem conquistamos quatro pontos eram teoricamente do nosso campeonato à excepção do campeão Santa Maria que foi o único que não ficou abaixo de nós na classificação. Reconhecendo que fomos felizes em dois jogos (empate em S. Torcato e vitória em Arões) também é justo dizer que merecíamos mais no campo do Águias da Graça, na Pica, em Ronfe e em casa com o Famalicão, Esposende e Taipas). Fizemos jogos menos conseguidos (Lage e segunda parte em Esposende) e fizemos exibições ao nível dos melhores, a registar os jogos em casa com Martim, Torcatense, Santa Eulália e aqueles noventa minutos de verdadeira obra de arte em Forjães.
Na divisão mais alta do futebol distrital, o Porto d'Ave consegue um brilhante quinto lugar. Seria justo individualizar cada um dos que contribuíram para esta magnífica classificação, mas seria isso daria um artigo mais extenso que o Antigo Testamento.
Uma palavra para os adeptos que se revelaram uma peça importante no êxito alcançado. Estão sempre presentes, seja em casa ou a oitenta kilómetros de distância. O apoio á equipa e o respeito pelos jogadores quando as coisas não correm bem torna os adeptos do Porto d'Ave únicos. Muito obrigado.
A direcção foi o suporte de toda esta obra. Esteve presente em todos momentos. Pode-se dizer que o Porto d'Ave foi um todo com divisões de tarefas que foram sempre desempenhadas com responsabilidade e sentido de servir. Pela trigésima vez consecutiva a direcção do Porto d'Ave cumpre com tudo a que se propôs, e nos tempos que correm é importante referir esse factor. Muito obrigado.
Os jogadores souberam honrar a camisola do Porto d'Ave e foram Homens com H grande. Ganharam mais vezes que os adversários porque além de serem superiores foram mais responsáveis. Praticaram futebol espectáculo quando era possível mas também se revelaram uns autênticos guerreiros fazendo “das tripas coração” quando a defesa dum resultado positivo a isso exigia. Não só respeitaram a nossa e sua camisola como a tornaram ainda mais honrada. A camisola do Porto d'Ave fica-vos a “matar”. Muito obrigado.
António Pinheiro, um profissional na área da saúde com méritos reconhecidos teve um papel preponderante nos resultados obtidos. Pode até parecer que este senhor não teve muito trabalho uma vez que a equipa não foi muito afectada por lesões esta época, mas foi precisamente o contrário, foi graças a uma dedicação impar da parte do nosso massagista que muitas lesões foram sanadas sem que os adeptos dessem por elas e outras tantas foram evitadas. Muito obrigado.
Professor Miguel Angelo, um misto de preparador físico e massagista é o grande responsável pelo impressionante estado físico dos jogadores. O Porto d'Ave consegue uma segunda volta ainda melhor que a primeira e os jogadores parece que estão cada vez mais novos fruto do trabalho do professor que sabia que as competições em que estávamos inscritos obrigar-nos-iam a realizar mais de trinta jogos e soube preparar fisicamente a equipa para competir até ao fim. Muito obrigado.
Moreira, que acumulava a pasta de treinador de guarda-redes com a da boa disposição no seio do grupo conseguiu fazer um excelente trabalho nas duas áreas. Recorde-se que se não fossem uns trágicos quarenta e cinco minutos na praia de Esposende teríamos a segunda defesa menos batida, e esse prémio é também fruto do trabalho deste senhor que encaixa muito bem na equipa do Porto d'Ave. Muito obrigado.
Mister João Fernando, o treinador que um dia disse “O PORTO D'AVE É GRANDE” provando com isto que não se limita a olhar mas também a observar e a sentir. È verdade Mister, o Porto d'Ave é grande e o senhor tem contribuído para isso e de que maneira. Consigo já conhecemos duas subidas de divisão, uma vez fomos campeões sem conhecer o sabor da derrota. Agora surge este magnífico quinto lugar que é a melhor classificação de sempre do nosso “e seu” clube na divisão mais alta de futebol distrital. Esta foi mais uma página dourada que o senhor ajudou a escrever na história do Porto d'Ave. Muito obrigado.
Foi uma grande época que vai deixar saudades, alguns momentos serão lembrados para sempre, houve jogos fantásticos, defesas fantásticas, golos fantásticos e sobretudo uma alegria e uma vontade de vencer fantásticas porque este é um clube fantástico. Muito obrigado a todos que ajudaram a engrandecer o nome do GRUPO DESPORTIVO DE PORTO D'AVE.

Tília Maior

1 Comentários:

Anonymous camara-man disse...

No final do jogo em Forjães enviei a cassete do jogo ao meu amigo Guardiola que passou a exibi-la aos seus jogadores no balneário antes dos jogos. A partir daí o Barcelona é o que se vê. Parabéns a este jovem treinador espanhol que teve a humildade de aprender com os grandes mestres.

1:18 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial