segunda-feira, dezembro 22, 2008

In Memoriam Se Mariozinho

Enquanto decorria este jogo (o último) a nossa comunidade chorava no último adeus ao senhor Mário Ferreira, conhecido por todos por “Máriozinho”. Era sócio fundador do nosso clube. Posso testemunhar a sua ajuda na construção da vedação de madeira no antigo campo e mais tarde na construção dos degraus da bancada. Estava sempre pronto a elogiar os outros e nunca reclamou nada pelos serviços que prestou ao nosso clube. Era presença habitual nos jogos dos “nossos” como ele de forma quase paternal chamava aos nossos jogadores. Era um homem muito bom, muito prestável e um grande Portodavense. O Porto d'Ave ficou mais pobre.
Tília Maior
**********************************************
É típico da nossa sociedade elogiar alguém após o seu desaparecimento de entre os vivos. É mais difícil encontrar elogios enquanto as pessoas estão, ainda entre nós.
Mas, porém, a comunidade de adeptos PORTODAVENSES que mantém vivo este espaço, nunca deixou esquecer o passado de Um Homem Bom que partiu para outro Lugar, onde terá a mesma Paz e Tranquilidade com que viveu os seus últimos anos, multiplicado pelas vezes que Deus entender. Nas conversas que tivemos, colocamos o nome do Se Mariozinho no lugar que ele merecia: com o respeito profundo e a nossa admiração.
Foi um dos Primeiros Portodavenses, foi um dos que trabalhou de enxada nas leiras que depois se viriam a transformar no actual Parque de Jogos do GDPA. E nunca se ouvia um reparo daquela boca sempre sorridente, nunca se ouvia uma reclamação... Tratava as pessoas pelo seu último nome, mesmo as que tinham 1/4 da sua idade: "Sr Carvalho, Sr .Pereira, etc.". Havendo bom tempo, ele e a sua scooter não falhavam um jogo em casa... e mesmo fora... Recordo com alegria a recente viagem a Forjães, na qual se juntou às dezenas de adeptos que encheram o autocarro e assistiu maravilhado à excelente exibição da nossa equipa: "Ó Sr. Pereira, os nossos jogaram a bom jogar...jogaram mesmo, mesmo bem!". Adorava futebol, mas o que mais adorava no futebol, era, acima de tudo, o PORTO D' AVE. Antigamente também era um Grande Jogador de Sueca e por Bondade, fez questão de jogar uns riscos comigo ainda este ano, facto que me deixou orgulhoso. Muitos chamavam-me "o pior jogador de sueca", mas ele, do alto da sua humilde e ancestral sapiência, assistia aos jogos de sueca sentado atrás de mim e um dia disse "Aqui o Sr. Pereira não é como o povo fala", mas o Se Mariozinho era "como o povo falava" um Homem Bom, Humilde e Trabalhador.
Fonte do Chinês

*****************************

O Sr. Mariozinho era um homem alto, bem constituído, de ombros largos. Mas toda a gente lhe chamava "Sr. Mariozinho" com o carinho que ele merecia. Um homem bom, respeitador e simpático para toda a gente.

Porto d' Ave de Corpo e Alma

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Proponho que no próximo jogo em casa se assinale o triste desaparecimento deste Homem, sócio fundador, que sempre trabalhou ajudando todas as direcções.
Poderíamos aproveitar este blog para escolher a melhor maneira de homenagear o Sr. Mariozinho.

1:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É com enorme choque que vejo partir este grande senhor que imprevisível e repentinamente nos deixou e do qual tenho um grande respeito e admiração, senhor sempre alegre, calmo e sorridente que tratava toda a gente com um classe invejável. Sim, classe é o termo correcto.

Um bem haja Máriozinho.

Descendente das Tílias

5:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

FORAM HOMENS HUMILDES COMO O SR. MARIOSINO QUE TORNARAM O PORTO DAVE GRANDE. FELIZ NATAL A TODOS E QUE DEUS CONFORTE A FAMILIA DELE NESTES MOMENTOS DE DOR.

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

agora será tudo diferente quando estivermos a jogar. ele nunca falava nos nossos jogos mas a presença dele era importante e sentiamos o apoio que ele nos dava. acompanhava muito as camadas jovens em casa. e triste mas e assim a vida.

FELIZ NATAL

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

...e convém lembrar que os seus filhos também estiveram ligados ao Porto d' Ave, um que está em Lisboa e não sei o seu nome foi jogador. O Chico já foi director e é um grande adepto do GDPA. O Zeca sempre ajudou o clube, quando tinha a fábrica das meias, nunca faltaram meias na rouparia do clube... e o seu neto David que chegou a transferir-se das camadas jovens do Porto d' Ave para o Boavista e ainda regressou aos Séniores do nosso clube.
Uma familia de Portodavenses.

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

hoje 29/12/2008, mais um dia triste para o nosso grandioso G.D.P.A. perdemos mais um irmão, irmão este que não é por acaso que se encontra na foto de apresentação deste blogue, a ele o meu obrigado por fazer parte da família portodavense, este foi dos que honraram a nossa camisola, este foi dos que nunca desistiam e nunca cansavam, pois a camisola do Porto D`Ave era algo para ele, que merecia todo o esforço, todo o respeito. Embora não fosse filho "legitimo" da nossa terra, muito cedo se tornou como tal, sempre presente em tudo, até do Grupo Coral de Porto D`Ave ele fez parte, E QUE BEM QUE ELE CANTAVA. JOÃO CARLOS SOARES mais conhecido por "FAFE" um bem haja por tudo que fez pelo nosso GDPA, e pela nossa terra. Peço desculpa mas neste momento fiquei sem palavras e sem saber o que escrever, pois com tanta recordação ao mesmo tempo, não fui nem sou capaz de segurar as lágrimas. posso jurar neste momento que afinal O HOMEM TAMBÉM CHORA... OBRIGADO FAFE POR SERES MEU AMIGO... 632

12:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

PEÇO AO ADMINISTRADOR DO BLOG K PONHA COM A MAIOR BREVIDADE POSSIVEL UMA FOTO DO FAFE E OUTRA DO MARIOSINHO.AÍ SIM PODEREMOS DEIXAR AS NOSSSAS SENTIDAS HOMENAGENS

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

caros leitores e colaboradores deste blogue, tinha deixado algumas palavras em memória deste nosso PORTODAVENSE O "MARIOZINHO", talvez por erro meu ao inserir o texto essas palavras não foram mensionadas neste nosso blogue, de qualquer forma não podia deixar de dizer o seguinte: "MARIOZINHO" este diminuitivo para o seu nome mostra-nos o carinho com que ele era tratado por todos, "MARIOZINHO" ERA UM HOMEM BOM, UM HOMEM COM FÉ, UM HOMEM QUE ERA AMIGO DE TODOS, HOMEM CARINHOSO, MEIGO, a suas palavras eram sempre de excentivo, era um PORTODAVENSE de gema, sócio fundador, ajudou sempre o nosso GDPA desde o inicio, trabalhou dias a fio sem nunca pedir nada em troca, apenas queria ver os "NOSSOS" a ganhar. Como ele brincava com as crianças nas próprias bancadas do nosso "estádio" era sem dúvida um exemplo para muitos de nós, pois a sua educação a sua calma estavam sempre presentes. Para a familia deste grande Portodavense e Taídense, quero deixar o meu desejo de que a dor que sentem neste momento, rapidamente se transforme em alegria, como é de certeza o desejo do nosso AMIGO "MARIOZINHO", sei, porque acredito, que lá no Céu o Nosso "MARIOZINHO" continua com aquele seu SORRISO CARINHOSO, a pedir a DEUS o melhor para a sua Família, para o nosso GDPA e para todos nós... UM BEM HAJA A ESTE GRANDE HOMEM... 632

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Embora não fosse de todo uma surpresa todos sofremos um grande choque com a notícia da partida deste filho da nossa terra. Nasceu em Fafe, chamavam-lhe Fafe mas era 100% de Porto D'Ave. Um campeão e um ídolo nas décadas setenta e oitenta. Não sei se houve algum jogador a quem a camisola axadrezada com a Fonte do Chinês ao peito ficasse tão bem. Vontade de vencer e boa disposição dentro e fora do campo eram as suas principais caraterísticas. Alinhava nas equipas que venciam quase todos os torneios em que participavam antes da filiação do G. D. Porto D'Ave e fez parte da equipa maravilha que conquistou a primeira subida de divisão na época 80-81. Com as chuteiras arrumadas fica ligado ao clube colaborando sempre das mais variadas formas, chegando mesmo a assumir a complicada tarefa de treinar uma equipa de juniores. Procurando uma vida melhor ruma à Suiça onde a distância não apagou o amor que tinha pelo clube e pela terra. Não era preciso pedir-lhe o que quer que fosse pois a iniciativa de colaborar era dele. Em parceria com o Lino e outros conterrâneos nossos ali emigrados tornaram o nome do nosso clube maior e mais respeitado. Através dele, várias instituições da nossa freguesia visitaram aquele país. Na primeira vez que o nosso clube foi convidado para participar num torneio em Zurich eu também tive a honra de fazer parte da comitiva e só visto como fomos recebidos por todos, mas sempre com o Fafe preocupado para que nada nos faltasse. Um dia de grande dor para a nossa comunidade que nunca esquecerá este grande simbolo da mistica Portodavense nem a forma como ele abraçou a nossa terra.

Tília Maior

7:38 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial