sexta-feira, janeiro 02, 2009

In memoriam João Carlos Soares "Fafe"



Embora não fosse de todo uma surpresa todos sofremos um grande choque com a notícia da partida deste filho da nossa terra. Nasceu em Fafe, chamavam-lhe Fafe mas era 100% de Porto D'Ave. Um campeão e um ídolo nas décadas setenta e oitenta. Não sei se houve algum jogador a quem a camisola axadrezada com a Fonte do Chinês ao peito ficasse tão bem. Vontade de vencer e boa disposição dentro e fora do campo eram as suas principais caraterísticas. Alinhava nas equipas que venciam quase todos os torneios em que participavam antes da filiação do G. D. Porto D'Ave e fez parte da equipa maravilha que conquistou a primeira subida de divisão na época 80-81. Com as chuteiras arrumadas fica ligado ao clube colaborando sempre das mais variadas formas, chegando mesmo a assumir a complicada tarefa de treinar uma equipa de juniores. Procurando uma vida melhor ruma à Suiça onde a distância não apagou o amor que tinha pelo clube e pela terra. Não era preciso pedir-lhe o que quer que fosse pois a iniciativa de colaborar era dele. Em parceria com o Lino e outros conterrâneos nossos ali emigrados tornaram o nome do nosso clube maior e mais respeitado. Através dele, várias instituições da nossa freguesia visitaram aquele país. Na primeira vez que o nosso clube foi convidado para participar num torneio em Zurich eu também tive a honra de fazer parte da comitiva e só visto como fomos recebidos por todos, mas sempre com o Fafe preocupado para que nada nos faltasse. Um dia de grande dor para a nossa comunidade que nunca esquecerá este grande simbolo da mistica Portodavense nem a forma como ele abraçou a nossa terra.

Tília Maior

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

“OBRIGADO FAFE” - Esta era a frase que os nossos jogadores exibiram numa tarja no final do jogo para demonstrarem o reconhecimento por tudo que este grande simbolo do nosso clube fez por ele.
Jogo contra o Lage, no Parque Desportivo Municipal de Vila Verde que tem as melhores instalações que alguma vez vi num jogo de futebol distrital. O Porto D'Ave com algumas mexidas forçadas no onze inicial nomeadamente no sector defensivo, em que o habitual guarda-redes Clemente assiste do banco a uma morna exibição do seu colega António e no centro da defesa nem Ricardo nem Daniel puderam dar o seu contributo à equipa e viram alinhar a dupla Nuno com uma grande exibição e Pautilha. O jogo inicia com pouco ritmo como se ambas as equipas achassem que tinham o dia todo para fazer o resultado, mas ainda nos primeiros quinze minutos sem nada fazer prever surge o golo da equipa da casa com um remate de longe em que o jogador do Lage sem qualquer oposição tira partido da posição adiantada do nosso guarda-redes e encaixa a bola na baliza. Perante isto os nossos jogadores acordam e não foi necessário esperar muito tempo para igualar o resultado com grande golo de Victor. Até ao intervalo o jogo decorreu com a intensidade dos primeiros minutos. No regresso dos balneários não se notava qualquer efeito da palestra e é então que Mister João Fernando manda Joca terminar o aquecimento e preparar-se para entrar. Com este cenário os nossos jogadores voltam a intensificar o ritmo como quem se tenta esquivar à saída, e quase surge o golo ainda antes da alteração na equipa. Com a substituição consumada em que o preterido foi Dúnio, surge o golo apontado por Vitinha aos quinze minutos da segunda parte. Passados cerca de dois minutos António evita o empate enviando bola para canto naquela que foi a defesa da tarde. Mais uma substituição em que o estreante Neves entra para o lugar de Luís Manuel, e a partir daqui os nossos jogadores muito trabalharam para evitar os lances atacantes da equipa da casa, mas alguns erros defensivos pouco vulgares a este nível deitaram tudo a perder e sofremos dois golos que ditaram a derrota. Ainda houve tempo para a entrada de Ferreira, mas a única alteração que conseguiu foi no número de jogadores em campo.
Quanto á equipa de arbitragem, não tem culpa que o jogo tivesse sido fácil de gerir e foi sem dúvida a melhor em campo.
Esta derrota deixa-nos um sabor amargo uma vez que temos consciência que um bom resultado estava ao nosso alcance e nem tudo foi feito para o conseguir. A homenagem ao Fafe foi um gesto bonito da parte dos nossos jogadores, mas ele merecia muito mais que uma tarja.

Tília Maior

7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial