sexta-feira, janeiro 16, 2009

In memoriam Sr. Manuel Pereira

Ainda à bem pouco tempo findaram as comemorações do trigésimo aniversário do Grupo Desportivo de Porto d'Ave em que a alegria caminhava de mão dada com cada um de nós. Após essa data uma negra nuvem de luto e dor paira no céu portodavense, e novamente nos vem anunciar a partida dum irmão. Desta vez fomos abalados com o nome dum homem, que mesmo não sendo um apaixonado pelo futebol foi um grande, senão o maior benemérito do nosso clube que actualmente é presidido por um neto seu. Trata-se do senhor Manuel Pereira, que não tendo sido a nossa terra que o viu nascer ele abraçou-a com tal amor e carinho como nunca alguém que eu conhecesse o tivesse feito. Não sabia dizer não sempre que era solicitada a sua ajuda para as instituições da freguesia e a sua presença tornou-se indispensável em todas elas. Não tenho conhecimento que tenha presidido a alguma, nem mesmo à Real Confraria de Nossa Senhora de Porto d'Ave, que além de possuir o dinamismo e competência que o desempenho dessas funções exige era também detentor do perfil ideal para ocupar e enobrecer ainda mais esse cargo, e quis o destino que no momento da sua partida esse lugar estivesse a ser briosamente ocupado por um dos seus filhos. No entanto, sempre que o senhor Manuel Pereira surgia, todos o viam como sendo o primeiro e quando decidia intervir o silêncio e atenção instalava-se para escutar as sábias palavras deste ilustre senhor, tal era o respeito e admiração que conquistou no seio da comunidade. Falava com tal suavidade e clareza, que mesmo usando um tom baixinho toda a gente o ouvia bem, mas se necessário fosse, para defender os caminhos em que ele acreditava serem os que se deviam seguir para melhor servir os interesses da freguesia, também era capaz de surpreender com alguma bravura e se tivesse que apontar o dedo a alguém não deixava de o fazer com frontalidade.
Já com alguma debilidade física provocada por oito décadas vividas com uma intensidade profissional impar acumulada por uma generosa dedicação á causa pública, o senhor Manuel Pereira, pai de catorze filhos, avô de num-sei-quantos netos e já com alguns bisnetos teimava em ser jovem, e era agradável vê-lo sempre muito aprumado nos estabelecimentos Cidade N'Aldeia, de secção em secção a conviver com clientes e funcionários sempre de forma simpática e extremamente cortês. Na farmácia, apesar do excelente profissionalismo e dedicação que se reconhece a todos que com ele partilhavam as tarefas naquele espaço era ele a preferência da maioria dos clientes, que além dum profissional competente e atencioso também o viam como um conhecedor de soluções para vários problemas de saúde. Não era necessário ir ao médico, o senhor Pereira consultava o paciente, passava a receita, vendia os medicamentos e ajudava a administra-los. Gozava da fama que os resultados eram extraordinariamente positivos.
Nesta hora dou um passeio mental pela minha freguesia e pergunto-me como seria ela se o senhor Pereira não se tivesse instalado no seu coração. É como se o seu nome estivesse pintado em todo lado. O Parque de Jogos do Grupo Desportivo de Porto d'Ave, o Santuário de Nossa Senhora do Porto d'Ave, a Igreja Paroquial, o Centro Social, o Posto Médico, etc. A tudo isto e muito mais o seu nome estará sempre ligado, e a nós, filhos desta terra, será impossível contabilizar o quanto devemos estar gratos a este grande senhor. Muito obrigado senhor Manuel Pereira por tudo que nos deu. Muito obrigado senhor Manuel Pereira por ter escolhido Porto d'Ave para viver e para amar.

Tília Maior

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Perdemos realmente um grande homem. Tive o grande prazer de ter convivido com ele um pouco da minha juventude.o sr.Pereira e a sua filha D.Leonor foram as pessoas que me prepararam para o crisma. Já naquele tempo me sentia importante por estar perto do sr.Pereira. Desde que me conheceu nunca deixava de me saudar seja em que local fosse.Foi realmente o homem mais importante que conheci.A lembrança do sr.Pereira vai facar na minha memoria pra sempre.Espero que em Porto D Ave apareça em todas as gereções homem como Ele.Queria aqui mandar um grande abraço ao nosso presidente pela perca do seu avô.Este desconforto de perder o sr.Pereira é desde já suavisado pela presença do nosso presidente Miguel Pereira.Sem duvida nenhuma um jovem mas que não tenho duvidas a pessoa mais parecida com o sr. Pereira da farmácia.

11:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sem dúvida, que algo se passou nesta linda terra, terra que eu adoro, amo, terra de que tanto me orgulho de nela ter nascido. É verdade o que diz o Tília Maior “uma negra nuvem de luto e dor paira no céu Portodavense” pois em pouco tempo vimos partir três grandes beneméritos desta nossa terra amada, (Mariozinho, Fafe, e agora o Sr. Manuel Pereira) a nossa Freguesia ficou mais pobre, como o dizem. E agora pergunto eu! Será que ficou? “Só se nós quisermos” Não será que este é um daqueles avisos, que teimamos em não acreditar, será que não é altura de olharmos à nossa volta, ver o que estas pessoas fizeram pela nossa terra, pelas nossas gentes, pelas nossas instituições. E então parar e pensar… Tenho a certeza que chegarão à seguinte conclusão, “não vale a pena sermos apenas críticos, por vezes arrogantes e até mal-educados, não vale a pena termos inveja de quem se destaca pelas suas obras” façamos um exame de consciência, façamos como estes nossos irmãos que partiram, pois eles trabalharam, contribuíram, fizeram tudo que estava ao seu alcance apenas com o intuito de ajudar os outros e a nossa terra. A eles devemos-lhe muito, assim como a outros que já partiram á mais tempo (Sr. Raul Maia, Sr. Carvalho, Sr. José Augusto, Sr. Artur Araújo) e tantos outros…
Sigamos o exemplo de todos eles, e de certeza que também vamos querer seguir os seus passos, tenho a certeza que a nossa terra e as nossas gentes ficarão a ganhar. E é para isso que nós temos que trabalhar, pois sei que estes nossos irmãos e amigos que partiram, nos irão ajudar pedindo a Deus por todos nós, que tentamos seguir os seus passos…
À Família do Sr. Manuel Pereira, os votos para que esta dor que sentem hoje, seja amanhã a alegria, a felicidade e o orgulho de terem o nosso “Querido Sr. Manuel Pereira” como chefe de família… Um bem-haja ao Sr. Manuel Pereira…
632

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

sem duvida que estamos a ficar mais pobres. sei que este espaço se destina a homenagear o senhor Pereira, um grande benfeitor da nossa freguesia e nao so, peço autorizaçao para falar aqui doutra pessoa que faleceu no mesmo dia. A Dona Mariquinhas Casanova. Uma senhora muito boa e muito generosa que também nos deixou. Como se pode ler num comentario anterior, temos todos que dar mais um bocado de nos para compensar estas perdas de pessoas tao amigas da nossa freguesia.

7:51 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Adeus Avô

8:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Homenagem muito bonita. parabens aos jovens que criaram este sitio que além de outras coisas serve para perpectuar o nome de quem fez muito por nós. Penso que esta bonita homenagem ficaria mais completa se fosse colocada uma foto e o senhor Pereira merece. O final do texto do Tilia maior diz muito. Obrigado sr Pereira..., e repete, Obrigado senhor Pereira. é a palavra certa para descrever quem foi o senhor Pereira para todos nós.

11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ao TAIDENSE que falou na Dona Mariquinhas Casanova, quero dizer que tem toda a razão em lembrar tal senhora, pois tive o prazer de conhecer e falar várias vezes com ela, sem dúvida que era um "ANJO NA TERRA" era amiga, era de uma bondade infinita, acima de tudo era minha amiga, gostava muito de a ouvir antes de ter adoecido, à família desta senhora apresento as minhas condolências, aos filhos e netos, um abraço amigo... 632

11:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

UM GRANDE HOMEM QUE A NOSSA TERRA PERDEU. NEM SEMPRE SOUBEMOS RECONHECER QUANTO FOI IMPORTANTE A VINDA DELE PARA PORTO D'AVE, MAS AGORA TODOS SABEMOS QUE ESTAMOS REALMENTE MAIS POBRES. SUGERIA TAL COMO OUTRO COMENTADOR QUE FOSSE COLOCADA UMA FOTOGRAFIA DO SR. PEREIRA NESTA HOMENAGEM. UM GRANDE ABRAÇO PARA A FAMILIA E PARA TODOS QUANTO SOFRERAM COM A MORTE DESTE GRANDE AMIGO DE TODOS.

7:58 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial