sexta-feira, setembro 26, 2008

Antevisão do jogo com o Pica.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Equipamento principal deve estrear no Domingo

Depois de duas vitórias com o equipamento alternativo, não sei se os responsáveis arriscarão a mudança para a estreia do equipamento principal. Estão, no entanto, reunidas as condições para que assim seja uma vez que a camisa xadrez se encontra disponível e o próximo adversário equipa com cores que não provocam qualquer confusão...
Nelson Ribeiro, modelo profissional contratualmente ligado à conhecida Agência de Modelos “L’ agence” e que vem fazendo inúmeros trabalhos na área da publicidade com spots comerciais televisivos e capas de revista bem como outros trabalhos no mundo da moda foi o atleta escolhido para a apresentação dos equipamentos. A produção fotográfica tem a chancela da Foto Pitães, propriedade do histórico fotografo da Póvoa de Lanhoso, Manuel Pitães As novidades dos novos equipamentos são várias começando pelas cores do equipamento principal – pela primeira vez o GDPA utiliza faixas cinzentas e xadrez nos calções – passando pela modernidade do próprio tecido (mais ao gosto da maioria dos atletas) e também pela utilização maioritária do preto no equipamento alternativo. Apesar do preto ser uma das cores principais do equipamento portadavense nunca havia sido utilizado na totalidade do vestuário de jogo.
Porto d’ Ave, na freguesia de Taíde, concelho da Póvoa de Lanhoso é uma área geográfica historicamente ligada à indústria têxtil empregando centenas de operários nas inúmeras empresas que ali têm as suas unidades de produção. Tal como no ano anterior, o equipamento é inteiramente idealizado e confeccionado na freguesia de Taíde sendo todo o projecto liderado por directores do clube. Entretanto, o facto de produzirem os equipamentos portodavenses levou a que outras equipas se mostrassem interessadas em vestir “camisolas” produzidas nesta terra. Os mesmos responsáveis registaram a marca “Trivela” que passará a figurar com o seu logótipo no referido equipamento.
Os directores responsáveis pela “empreitada” António Fernandes e Armando Sousa referem que “a ideia agora é superar aquilo que vimos fazendo…A imagem do clube e a qualidade dos materiais são preocupações nossas, mas sempre que idealizamos um equipamento temos em atenção alguns simbolismos. Junto do símbolo do GDPA colocamos a alusão ao 30º Aniversário do Clube que este ano se comemora… Para além disso achamos que seria o ano ideal para utilizar o preto no equipamento alternativo, ao fim de 30 anos. Outra novidade pela qual temos um apreço muito grande é a utilização das cores do véu e do manto de Nossa Senhora de Porto d’ Ave no equipamento dos guarda-redes. É que não podemos dissociar a devoção a Nossa Senhora de Porto d’ Ave de qualquer actividade colectiva desta terra…só esperamos que todos acolham bem esta ideia.”
Assim, a venda de camisolas passou a ser uma receita do clube uma vez que se tratam de modelos visualmente atractivos e com qualidade ao nível da matéria-prima. No ano anterior foram vendidas centenas de exemplares e é usual ver os jovens portodavenses envergar orgulhosamente as cores do seu clube em qualquer altura.
Historicamente o GDPA utiliza o xadrez branco e preto como padrão oficial e apesar de alguma confusão com as cores do Boavista Futebol Clube não passa de uma mera coincidência. Os mais antigos portodavenses contam que o equipamento não é inspirado em qualquer outro, uma vez que foi adoptado o xadrez preto e branco porque não havia equipamento igual nas redondezas.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Vice-Presidentes apadrinharam as estreias vitoriosas

Como já é do conhecimento geral, os dois vice-presidentes do Grupo Desportivo de Porto d' Ave são dois ex-presidentes do clube, dois grandes benfeitores do mesmo e duas personalidades relevantes da freguesia de Taíde e do concelho da Póvoa de Lanhoso: O Sr. Armando Cruz Sousa (na foto) e o Sr. Carlos de Castro Pereira. Ambos fazem parte do passado e presente do nosso clube e regressaram esta época ao banco de suplentes. O Sr. Armando Sousa foi delegado na primeira jornada e a equipa venceu o Santa Maria por 3-0. Por sua vez, o Sr. Carlos de Castro Pereira apadrinhou a estreia da equipa em jogos fora-de-casa na Divisão de Honra da A.F. de Braga 2008/09 em Forjães, onde como sabemos vencemos por 0-1 numa brilhante exibição que merecia até mais alguns golos.

Este regresso ao banco de dois históricos do GDPA é também visto como uma homenagem aos que serviram e servem o nosso clube e também como uma forma de incutir nos novos jogadores a mística portodavense. Esta escolha da direcção foi premiada com dois excelentes resultados em outras tantas boas exibições e fez os próprios relembrar como é bom o convívio no balneário e viver as emoções do jogo ao perto.

Pensamos que está de parabéns quem teve esta ideia e para quem acredita nessas coisas trouxe sorte à equipa e portanto é uma aposta que deve continuar.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Melhor exibição dos últimos anos em Domingo "à antiga portodavense"

Cerca de 100 adeptos Portodavenses acompanharam a equipa na difícil e distante deslocação a Forjães. Os sócios e simpatizantes aceitaram o desafio da direcção e lotaram por completo o autocarro de 55 lugares, havendo a necessidade de quase outro tanto em número de apoiantes se deslocarem nos seus veículos.
A equipa liderada pelo "mister" João Fernando fez uma exibição de gala na especialmente na 1ª parte com um conjunto de jogadas e ocasiões de golo que os "supporters" assistiam com um misto de desespero (pela bola não entrar) e satisfação (tamanha a qualidade do futebol apresentado). Vitinha destacou-se pela resposta positiva que ia dando às solicitações dos seus colegas apesar de não conseguir o golo. Coube a Vitor, coroando também a sua excelente exibição, fazer o golo que vale 3 pontos e carimbar o marcador num jogo em que o resultado justo seria de 4 ou 5 golos de diferença. Na primeira parte deliciei-me com as tabelas, as diagonais, as aberturas, os remates cruzados... enfim todo um manancial de futebol de ataque que em minha opinião não se via há algum tempo na equipa xadrez. Quanto a mim, penso termos estado perante a melhor exibição dos últimos anos , recuando à vitória sobre o Terras de Bouro (fora) em 2006, mas tendo ontem uma qualidade de jogo muito superior dada a experiência da equipa e a maior qualidade individual dos jogadores, sublinhando o bom trabalho da equipa técnica pois só assim seria possível a actuação histórica deste Domingo. A equipa foi presentiado pelos adeptos no final da partida com o Hino de Porto d' Ave, manifestação reservada para as grandes exibições ou para os resultados importantesm. Parabéns a todos.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Autocarro para Forjães

Domingo há transporte para todos.
14 horas no Parque de Jogos do GDPA

quarta-feira, setembro 17, 2008

Abreu abandona o Porto d' Ave

Ao fim da 1ª jornada, Abreu decidiu pôr um ponto final numa relação de 7 anos com o Grupo Desportivo de Porto d' Ave.

segunda-feira, setembro 15, 2008

PORTO D' AVE 3 - Santa Maria 0

Vitória sem contestação com excelente exibição. Golos de Vitinha(2) e Freitas.
Arbitragem tranquila.
Quem tiver mais a acrescentar faça o favor de dizer.

Aqui fica o registo da saudação dos adeptos aos jogadores e dos jogadores aos adeptos, apesar da má qualidade da imagem.

sexta-feira, setembro 12, 2008

Actualização do defeso I - Obras

Durante o Verão de 2008, a direcção do GDPA empreendeu grandes esforços no sentido de melhorar as instalações ao dispor dos atletas e treinadores que representam o nosso clube. Entre esses melhoramentos destacam-se a construção de um novo balneário, novas casas de banho para agentes de segurança, jornalistas e demais elementos externos às equipas, bem como um muro de suporte das terras que visará o alargamento e condições de segurança do campo "das escolinhas".


Numa próxima oportunidade tentaremos deixar aqui as fotos do trabalho final que aumentou consideravelmente as condições de trabalho de todos quantos envergam o emblema Portodavense. Para já fica o registo do decorrer dos trabalhos e de alguns locais que sofreram alterações.
No entanto, não podemos deixar de mencionar o grande esforço pessoal do director Sr. Manuel Sousa que levou a cabo tamanha empreitada, fazendo-o com grande mestria e a título gratuito para engrandecimento do GDPA. Para além do próprio esforço, o Sr. Manuel pugnou pela utilização de materiais aos mais baixos preços mercê da ajuda de casas comerciais e o próprio esforço dos restantes directores. Uma obra que fica para a posteridade e que fica marcada pelas críticas à cor dos azulejos que fazem um quadriculado em tons azuis e brancos. Eu fui um dos que não gostou da côr, mas o próprio Sr. Manuel deu-me a melhor resposta: "Pelo preço que ficaram estes azulejos e olhando aos cofres do Porto d' Ave, melhor era impossível. E havendo quem pague azulejos da cor do clube, cá estou para ajudar a colocá-los...e gratuitamente."
Depois desta resposta dei os sinceros parabéns pela obra e meti a viola ao saco.

Até novas alterações, o azul dos balneários fica baptizado de "azul Porto d' Ave".

Na foto, Sr Manuel e os directores Ricardo e Orlando.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Flash Interview

Após o Torneio Nossa Senhora de Porto d' Ave o Mister João Fernando fez um resumo da pré-época e uma antevisão do campeonato em exclusivo para o gdportodave.blogspot.com